A importância do gerenciamento da capacidade de demanda

Um bom gerenciamento da capacidade de demanda ajuda a planejar adequadamente os recursos. Enquanto o excesso de produção talvez signifique que o dinheiro está sendo gasto de forma ineficiente e que isso poderia ter sido investido em outro lugar, a baixa capacidade implica na ineficácia do fabricante de produzir conforme o que o cliente deseja. Veja neste artigo as vantagens de se aplicar uma gestão da capacidade de demanda em seu negócio.

O que é gerenciamento da capacidade de demanda

O gerenciamento da capacidade de demanda é usado para determinar os recursos de que os fabricantes precisam para atender à demanda por seus produtos ou serviços.

O nível de capacidade está diretamente relacionado à quantidade de produção na forma de bens e serviços que os fabricantes podem produzir para satisfazer a demanda do cliente.

 

Veja também: O que é visão sistêmica da empresa?

5 vantagens de gerenciar a capacidade de demanda

1. Monitoramento dos custos operacionais

Um bom gerenciamento da capacidade de demanda incorpora todos os aspectos relevantes, incluindo pessoal, instalações, orçamentos, cronogramas de produção e suprimentos. Isso pode ajudar os fabricantes a monitorar cuidadosamente todos os custos de produção, especialmente durante os períodos de crescimento e recessão.

2. Garantia da disponibilidade adequada

Com um gerenciamento da capacidade de demanda implementada, os fabricantes podem garantir que tenham os recursos necessários para entregar o trabalho antes mesmo de um contrato ser assinado. Isso orienta os fabricantes sobre o escopo disponível para realizar novos projetos, com informações sobre recursos suficientes para atender aos requisitos.

3. Manutenção dos ciclos de produção

Os fabricantes podem manter os níveis de produção adequados de acordo com os ciclos de negócios esperados com um bom gerenciamento da capacidade de demanda. Flutuações sazonais de demanda podem ser planejadas usando dados históricos e a capacidade de produção pode ser facilmente gerenciada para lidar com o aumento na demanda.

4. Identificação de lacunas de habilidades

O gerenciamento da capacidade de demanda adequado pode ajudar a identificar as habilidades relevantes necessárias para entregar projetos-chave e planejar com antecedência para qualquer escassez de habilidades.

5. Planejamento de novas instalações de produção

Conforme sua empresa cresce, você pode precisar abrir novas instalações de produção. Usando suas informações de capacidade de demanda de seus locais existentes, você pode desenvolver uma projeção mais precisa das necessidades de instalações.

Como fazer um gerenciamento da capacidade de demanda

O curso de Gestão para Empreendedores, coordenado por Mitsuru H. Yanaze, professor titular da ECA/USP, oferece um currículo completo para você gerenciar a capacidade de demanda de sua empresa. Clique aqui e conheça.

 

Compartilhe esta notícia

  • MH Yanaze & Associados

    Empresa especializada no desenvolvimento de soluções e pesquisas de Marketing e Comunicação, com equipe que combina o rigor acadêmico e científico com grande experiência de mercado.

Contato

  • Endereço:

  • E-mail: [email protected]

  • Telefone: (11) 3796-1490

  • WhatsApp: (11) 98950-3071

Siga-nos