Sustentabilidade: sua empresa com crescimento planejado

A sustentabilidade em uma empresa tem dois significados principais no mundo dos negócios e das finanças — um tradicional, que tem a ver com crescimento planejado, e outro mais recente.

O crescimento sustentável, tradicionalmente, significa o crescimento realisticamente alcançável que uma empresa ou economia nacional poderia manter sem encontrar problemas. 

Hoje o termo também é frequentemente usado por ambientalistas, significando crescimento econômico que pode continuar por um longo prazo sem criar poluição intolerável ou esgotar todos os recursos não renováveis. O tripé da sustentabilidade tem três eixos: econômico, social e ambiental.

Veja também: O que é visão sistêmica da empresa?

Você vai ver nas linhas a seguir deste artigo como garantir o crescimento planejado de sua empresa com a sustentabilidade.

Como garantir a sustentabilidade em sua empresa

 

Tenha um objetivo claro

Toda empresa deve ter uma visão clara de porque faz o que faz. Isso é o que orienta todos os aspectos de suas atividades e comportamento comercial, desde o desenvolvimento de produtos e vendas até o recrutamento.

Busque parceiros e colaboradores

O crescimento sustentável raramente é alcançado sozinho. Embora nos primeiros dias talvez o dono precise ser multitarefa, é preciso um planejamento para delegar tarefas.

Invista no valor da marca

Trabalhar na autoridade da marca e fazer conexões emocionais com os clientes é muito importante. Quanto mais fortes forem os vínculos que ligam os clientes aos produtos de uma empresa, maior será a probabilidade de eles voltarem.

Mantenha os clientes existentes

A retenção de clientes é muito mais barata do que encontrar novos. Alguns sugerem que a probabilidade de venda para um novo cliente é de 5 a 20% em comparação com 60 a 70% para um cliente existente.

Faça vendas repetíveis

Não basta simplesmente criar um produto e uma marca únicos. Para um crescimento sustentável eficaz, é vital projetar e implementar processos de vendas que possam ser implantados repetidamente com eficácia, cada vez em maior escala.

Tenha conhecimento de todas as áreas

Além de planejar o crescimento sustentável de sua empresa, é importante ter uma visão geral de todos os setores. O curso de Gestão para Empreendedores, coordenado por Mitsuru H. Yanaze, professor titular da ECA/USP, oferece um currículo completo para você garantir a sustentabilidade nos negócios. Clique aqui e conheça. 

Compartilhe esta notícia

  • MH Yanaze & Associados

    Empresa especializada no desenvolvimento de soluções e pesquisas de Marketing e Comunicação, com equipe que combina o rigor acadêmico e científico com grande experiência de mercado.

Contato

  • Endereço:

  • E-mail: [email protected]

  • Telefone: (11) 3796-1490

  • WhatsApp: (11) 98950-3071

Siga-nos