Empreendedorismo sustentável e social:como praticar?

O Empreendedorismo Sustentável e Social é uma necessidade para a construção de sociedades mais equitativas e ambientalmente conscientes.

Falar sobre Empreendedorismo Sustentável e Empreendedorismo Social tornou-se comum nos dias atuais. As discussões sobre esses dois temas têm sido pautas recorrentes em diversos meios, o que engloba desde publicações acadêmicas até as redes sociais - o que reflete a crescente conscientização sobre a importância de negócios cuja concepção vai além do lucro, mas também que buscam impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente de alguma maneira.


Afinal, o que é o Empreendedorismo Sustentável?

Ao falarmos de Empreendedorismo Sustentável, é preciso compreender que nem todo empreendimento sustentável, é, necessariamente, um empreendimento social. Enquanto o primeiro diz respeito à forma como a sustentabilidade permeia a gestão empresarial, os processos operacionais, os negócios e o planejamento estratégico, o segundo está vinculado às causas sociais específicas que motivam a existência da empresa.


A título de exemplo, podemos mencionar um caso de uma empresa de entregas que utiliza exclusivamente bicicletas ou um restaurante que se abastece unicamente de agricultura familiar são empreendimentos sustentáveis, mas não necessariamente sociais. Por isso, a chave para o Empreendedorismo Sustentável está na incorporação da sustentabilidade em todos os aspectos da organização.

Mas então, o que significa o Empreendedorismo Social?

Negócios sociais são organizações que, embora busquem lucro, têm seu propósito centrado no desenvolvimento social e/ou ambiental. A peculiaridade dessas companhias está na capacidade de crescimento e atração de investimentos - algo que as diferencia das organizações não governamentais (ONGs). 


Dessa maneira, o conceito de geração de valor é central nesse contexto, onde o negócio almeja não apenas prosperar financeiramente, mas também contribuir com causas sociais. Podemos citar alguns exemplos, como empresas que promovem alimentação sustentável por meio de cooperativas de agricultura orgânica ou àquelas focadas no empoderamento feminino e até mesmo as que melhoram habitações em regiões periféricas.


4 maneiras de implementar o Empreendedorismo Sustentável e Social 

A seguir, a MHYanaze preparou dicas práticas para que sua empresa se torne cada vez mais sustentável e social.


1. Defina sua causa: identifique uma causa social ou ambiental que esteja alinhada aos valores do seu negócio. Isso guiará suas ações, dando propósito aos seus negócios.


2. Integre a sustentabilidade na gestão: torne a sustentabilidade parte integrante da cultura organizacional, influenciando políticas internas, tomadas de decisões e processos operacionais.


3. Estabeleça parcerias: colabore com organizações e iniciativas que compartilhem objetivos em comum, garantindo assim, um impacto positivo.


4. Mensure os resultados: implemente métricas para avaliar o impacto social e ambiental de suas atividades. 


Invista no futuro sustentável e social do seu negócio

Matricule-se agora no curso “Ética, Compliance, Governança e Sustentabilidade do Negócio”, da MHYanaze. Desenvolva habilidades essenciais para liderar uma empresa socialmente responsável.


Clique aqui para transformar conhecimento em ação e fazer a diferença no mundo dos negócios!

Compartilhe esta notícia

  • MH Yanaze & Associados

    Empresa especializada no desenvolvimento de soluções e pesquisas de Marketing e Comunicação, com equipe que combina o rigor acadêmico e científico com grande experiência de mercado.

Contato

  • Endereço:

  • E-mail: [email protected]

  • Telefone: (11) 3796-1490

  • WhatsApp: (11) 98950-3071

Siga-nos