Pesquisa de mercado: dicas para evitar tiros no escuro

A pesquisa de mercado usa métodos estatísticos e analíticos com informações atuais para ações de marketing mais assertivas.

A pesquisa de mercado é uma ferramenta indispensável para qualquer companhia que deseja alcançar uma boa posição no mercado. Esse é um processo que consiste em coletar e analisar dados envolvendo os concorrentes e consumidores com a finalidade de identificar oportunidades, precaver-se de problemas e presumir tendências. O conjunto dessas informações são usufruídas pela área do marketing para a criação de estratégias mais assertivas e direcionadas ao crescimento da empresa.


Dessa maneira, a pesquisa de mercado auxilia organizações a compreenderem com mais clareza o mercado em que operam, assim como também a desenvolverem produtos e serviços que atendam as necessidades do consumidor atual. Além disso, a busca por essas informações pode ser um fator determinante na tomada de decisões empresariais, apresentando muitas vantagens, como:


  • Redução do custo de lançamentos de novos itens;

  • Identificação de oportunidades;

  • Menor investimento com publicidades;

  • Tomadas de decisão mais assertivas;

  • Identificação do grau de satisfação do cliente.


Faça sua pesquisa de mercado em 5 passos


A MHYanaze separou um passo a passo completo para que você realize a pesquisa de mercado acerca do seu negócio, confira.


1. Identifique o problema

Neste 1º passo, é importante que você defina um problema a solucionar, visto que as próximas perguntas serão baseadas de acordo com essa questão. Dessa forma, você pode se perguntar “minha marca transmite confiança?” ou “por que estou vendendo menos do que meu concorrente direto?”, por exemplo. 


2. Defina a amostra

A amostra é, basicamente, o público-alvo da marca, ou seja, um grupo de pessoas que possuem necessidades e hábitos similares. Por isso, procure pelo consumidor ideal e o recompense pela contribuição para uma pesquisa com resultados mais eficientes.


3. Reúna as informações

Agora chegou o momento de coletar os dados da pesquisa online, pois o método combina eficiência e praticidade, já que o procedimento é realizado de forma digital e anonimamente, dessa maneira, garantindo mais sinceridade nas respostas dos entrevistados. 


4. Mensure os dados coletados

Caso sua pesquisa tenha sido qualitativa (utiliza textos verbais e perguntas abertas) crie categorias para separar as respostas. Por outro lado, se a pesquisa tiver sido feita por um viés quantitativo (utiliza números, porcentagem e perguntas fechadas) basta transpor as respostas em gráficos e tabelas para visualizar melhor os resultados.


5. Tome suas decisões

Se você executou todos os passos de forma correta até aqui, chegou o momento de encontrar a solução para o problema identificado inicialmente. Agora é só colocar em prática o que deve ser feito pela melhoria da empresa e as ações de marketing para elevar o nível de credibilidade do seu negócio.


Entenda melhor de estratégias com a MHYanaze


Possuir um negócio nos tempos atuais não é apenas ter um produto ou serviço  consolidado no ambiente físico, entretanto,  é necessário muito estudo, dedicação e comprometimento para adequar-se aos novos padrões de comportamento de consumo.


A MHYanaze é uma empresa especializada no desenvolvimento de metodologias inerentes aos processos de planejamento estratégico. Oferecemos cursos a distância para você aprender as práticas de mercado, assim como também manter-se atualizado. 


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