Comportamento do consumidor: tendências para 2023
O comportamento do consumidor moderno é pautado em avaliações de clientes e influenciadores, compras sem burocracia e propagandas sutis.
O comportamento do consumidor é fundamentado por aspectos multidisciplinares, ou seja, é possível notar suas intenções de compra por meio de análises pautadas nas áreas da psicologia, antropologia, sociologia e até mesmo na antropologia. O estudo das ações dos seus clientes pode ser o ponto de partida para otimizar ou criar produtos e serviços, estabelecer preços e sua distribuição.
Esse conhecimento pode ser a chave para ter insights na criação de estratégias e campanhas de marketing mais assertivas. Sendo seu principal escopo o entendimento sobre como, onde, em que momento e o porquê os consumidores decidem adquirir algo, tanto no âmbito social quanto no individual.
A importância de entender o comportamento do consumidor
Conhecer e mapear o comportamento do consumidor significa ter a percepção sobre as suas necessidades, desejos e anseios. Compreender esses pontos é essencial para saber como é seu relacionamento com a sua marca e no que essa interação influencia na sua experiência de compra.
A partir dessa percepção, é possível personalizar seu atendimento e oferecer seus produtos ou serviços para o público certo, no momento ideal. Essa adequação reflete na satisfação do seu cliente, que, por sua vez, um status de valor e diferenciação é agregado ao seu negócio, podendo ser uma grande vantagem no mercado competitivo.
Padrões de comportamento do consumidor moderno
A internet revolucionou o comportamento de consumo. Isso porque, graças à transformação digital e à disseminação dos ecommerces no mundo virtual, criou-se um cenário dinâmico de como acessar informações e realizar compras. Confira os novos padrões de consumo do consumidor a seguir.
É persuadido pela opinião de influenciadores
Decidir adquirir algo com base na experiência e opinião de influenciadores digitais é uma das particularidades mais intrínsecas do consumidor atual.
Necessidade de pertencer a uma comunidade
Grande parte dos compradores modernos consomem pensando no coletivo, por isso, seus interesses são de fazer parte de algo maior e que possua algum significado.
Baseia-se em avaliações
Atualmente, a opinião de outros clientes impactam significativamente na decisão de compra dos interessados. Essa pesquisa é realizada por meio de feedbacks, reviews e até mesmo em comentários nas redes sociais da sua marca.
O comportamento do consumidor atual repele publicidades intrusivas
Diferentemente do passado, hoje os usuários são consumidores ativos. O marketing tradicional com propagandas incisivas não é mais efetivo, por isso, seja mais sutil.
Deseja comprar com agilidade
O comprador atual prioriza experiências de compra que sejam ágeis e sem burocracia, isso desde a apresentação da sua marca, navegação pelo site, pagamento e recebimento da aquisição.
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Possuir um negócio nos tempos atuais não é apenas ter um produto ou serviço consolidado no ambiente físico, entretanto, é necessário muito estudo, dedicação e comprometimento para adequar-se aos novos padrões de comportamento de consumo.
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