Pós-vendas: por que este processo demanda atenção especial?

Para que um cliente se sinta assistido durante toda a sua jornada de compra, não podemos abandoná-lo - nem mesmo depois da entrega do serviço ou produto. Vamos entender o motivo?

Trazer um cliente novo para a sua marca custa de cinco a sete vezes mais do que apenas manter os que já tem, já dizia Philip Kotler, consultor de Marketing. A afirmação, embora um pouco antiga, nunca foi tão atual.

Por mais que pensar dessa maneira matemática traga estranhamento em um primeiro momento, se analisarmos todos os investimos em questões de inovação, Marketing, atendimento e vendas para receber um novo cliente em nossa corporação, tudo faz sentido.

É claro que um novo cliente é sempre bem-vindo - e que o valor investido é justamente para isso. Ainda assim, quando ele chega, fica um pouquinho e vai embora, vale a pena? A resposta, infelizmente, é não.

O que queremos dizer aqui é simples: um cliente precisa ser fidelizado. E o processo, sem dúvidas, não é tão simples quanto parece. Ainda assim, existem algumas maneiras de tornar esse desejo possível. Vamos conhecê-las?

Cuidado e atenção

Logo que conhece sua solução, o cliente está encantado. O que poderia dar errado, não é mesmo?

Bom, é pouco tempo depois disso que você começa a correr perigo. Caso algo saia um pouquinho do esperado, já é possível que as expectativas altas demais levem todos os planos de seu cliente por água abaixo.

Por esse motivo, um pós-vendas bem feito é um dos processos mais importantes durante toda a trajetória do cliente em conjunto com a sua corporação: é quando criamos valor, engajamos e estreitamos o relacionamento.

E é pensando nisso, e em todos os benefícios que se desdobram de um cliente fiel, que decidimos trazer essa dica. Pense: seu cliente tornará o seu maior e mais poderoso marketing, fazendo a famosa propaganda “boca a boca”.

Além disso, garantirá novas oportunidades de vendas e gerará negócios contínuos para você. Mil motivos para comemorar, né?

Como realizar o pós-vendas?

Conversas à parte, vamos focar no que importa. O pós-vendas nada mais é do que um processo. Este, pode ser implementado de diferentes maneiras: pela equipe de Sucesso do Cliente, Atendimento, Marketing ou até mesmo Comercial. Trabalhe dentro de suas possibilidades.

As extensões do que pode ser feito são bem grandes. Nesse caso, mais uma vez, veja o que tem em mãos, lembrando que, quanto mais personalizado e exclusivo, melhor. Se possível, acompanhe o seu cliente por meio de um funil. Lembre-se de contatá-lo ao menos mensalmente.

Não se preocupe: caso não tenha braço para isso em sua equipe hoje, uma nutrição de e-mails automáticos pode ser a solução. O mais importante é não deixar o cliente na “geladeira”. Ele precisa se sentir importante, visto e mais do que apenas um número.

Use a criatividade

Não existem limites na hora de criar! Por isso, não tenha medo de testar, errar e acertar. E, claro, conte com os melhores para isso: se a sua meta é expandir os negócios, conte com a MHYanaze.

A Agência especializada em Marketing disponibilizou cursos on-line, que abordam diferentes temas e agregam muito. Afinal, estar em casa não é desculpa para não aprender: utilize seu tempo livre para abastecer e reciclar suas ideias.

Quem sabe você não aprende algum pós-vendas incrível a aplicável?  Saiba mais: https://bit.ly/mhyanaze

 

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