Promovendo o crescimento sustentável de uma empresa
Quanto mais rápido sua empresa crescer, melhor. Certo? Não necessariamente.
Para que um negócio tenha um crescimento sustentável, sem obstáculos financeiros e operacionais desnecessários, ele deve se desenvolver a um ritmo que leve em consideração as consequências do aumento do volume de vendas e da equipe, mantendo-se consistente com a metodologia que tornou o negócio possível.
Calcular a taxa de crescimento sustentável para o seu negócio pode ajudá-lo a planejar o futuro e reduzir o risco de se tornar excessivamente alavancado. Veja mais como fazer isso nas linhas a seguir.
Taxa máxima de crescimento
Para definir a taxa de crescimento sustentável para um determinado negócio, os acionistas devem primeiro identificar a taxa máxima de crescimento que seu negócio pode atingir sem ter que aumentar a alavancagem financeira ou financiamento de dívida.
Dito de outra forma, é o crescimento que pode ser alcançado de acordo com a lucratividade, a utilização de ativos, o pagamento de dividendos e os índices de dívida atuais da empresa.
Piso e teto do crescimento das vendas
O ponto de equilíbrio é o "piso" para o crescimento das vendas. Este é o mínimo absoluto em vendas que você precisa fazer para se manter no mercado. Pense na taxa de crescimento sustentável como o "teto" para o crescimento de suas vendas. É o máximo que suas vendas podem crescer sem novos financiamentos e sem esgotar seu fluxo de caixa.
Capacidade de crescimento e estratégia de crescimento
Encontrar a taxa de crescimento sustentável para o seu negócio é complicado, pois você deve considerar os fatores externos que podem interferir no crescimento do negócio, incluindo tendências políticas, econômicas e de consumo.
Se o ambiente em que você faz negócios está altamente saturado de concorrência, por exemplo, pode ser necessário criar valor adicional por meio de seu produto ou serviço para crescer no mercado.
Você também precisará abordar duas questões principais: capacidade de crescimento e estratégia de crescimento. A capacidade de crescimento se refere à infraestrutura da sua empresa: computadores, espaço de escritório e pessoal.
Há espaço para aumentar suas vendas sem adicionar infraestrutura adicional? Estratégia de crescimento refere-se à abrangência de seu plano de negócios. A menos que você tenha esses dois objetivos compreendidos e documentados, o crescimento de longo prazo será difícil.
Modelo de crescimento sustentável
Seu negócio nunca vai diminuir vendas adicionais — então, como você lida com mais trabalho e enquanto equilibra as demandas maiores de sua clientela e sua equipe? Você tem várias opções:
Venda patrimônio líquido para levantar dinheiro;
Levante mais financiamento de dívida;
Reduza o pagamento de dividendos aos acionistas;
Aumente sua margem de lucro;
Diminua seu giro total de ativos.
Quer saber como ter uma gestão com crescimento sustentável? Esse assunto é parte da grade curricular do curso de Gestão para Empreendedores da MHYanaze. Saiba mais.