Tendências de negócio para 2024
As tendências de negócio para 2024, adaptabilidade, inovação e sustentabilidade, serão pilares fundamentais para o sucesso empresarial.
Se você busca antecipar-se às tendências de negócio, encontrou o artigo certo. Isso porque, o ano de 2024 promete ser um período de desafios, mas também de muitas oportunidades para os empreendedores. O cenário será permeado por mudanças nas esferas econômicas, sociais, tecnológicas e ambientais, exigindo uma habilidade-chave: a adaptabilidade.
Em um mercado onde a única constante é a mudança, as tendências do mundo corporativo para 2024 destacam que a inovação contínua não é apenas desejável, mas crucial. Os donos de negócios precisam estar preparados para antecipar e abraçar as transformações - o que certamente resultará em uma vantagem competitiva.
Esse processo pode envolver investimentos em novas tecnologias, exploração de modelos de negócios inovadores ou simplesmente a disposição para sair da zona de conforto e experimentar diferentes abordagens.
8 Tendências de negócio de sucesso para 2024
A seguir, confira as 10 tendências de negócio de sucesso que moldarão o mercado.
1. Tecnologia e humanidade: a transformação digital, além de ser impulsionada pela tecnologia, será profundamente enraizada no fator humano. Isso significa que a colaboração entre humanos e máquinas será essencial para a inovação nas empresas.
2. Sustentabilidade: os negócios de pequeno porte desempenharão um papel fundamental na transição para uma economia de baixo carbono, além da implementação de operações mais verdes, escolha de fornecedores sustentáveis e criação de produtos que atendam aos padrões ecológicos.
3. Empreendedorismo digital: o empreendedorismo digital, incentivado pela pandemia, continuará a prosperar em 2024. Lojas virtuais, serviços de streaming e educação à distância se manterão em ascensão, impulsionando o crescimento do comércio eletrônico.
4. Inteligência Artificial e Automatização: a IA e a automação continuarão a revolucionar a maneira como fazemos negócios. Desde a presença de chatbots até a análise de dados avançada, a automatização representa uma tendência de economia de tempo e recursos.
5. Experiência do cliente: a experiência do cliente permanece sendo uma prioridade no ano que vem. Empresas que investirem em garantir experiências memoráveis aos consumidores terão maior probabilidade de fidelizá-los.
6. Empresas como plataformas: outra transformação que estará em ascensão é a transição de muitas companhias para plataformas. Proporcionando um ambiente digital dinâmico de conexão entre vendedores e compradores.
7.Live-ecommerce: a tecnologia do live-ecommerce, conhecida por sustentar criptomoedas, estará se expandindo para outras áreas, como contratos inteligentes e cadeias de suprimentos.
8. Economia de assinatura: este modelo de negócios em que os clientes pagam uma taxa recorrente para ter acesso a um produto e/ou serviço, se viabilizará cada vez mais em 2024.
Potencialize seu sucesso empresarial
Participe agora do curso “Mapeando o Mercado”, da MHYanaze, e adquira habilidades essenciais para compreender e dominar o cenário mercadológico. Desenvolva a expertise em pesquisas documentais, fontes secundárias, observação, além de pesquisas primárias qualitativas e quantitativas.
Clique aqui para garantir uma vantagem competitiva e conhecer o curso.