Como usar feedbacks de clientes de forma estratégica?

Ao usar feedbacks de clientes de maneira estratégica, as empresas podem melhorar sua satisfação e ganhar vantagem competitiva.

Ao usar feedbacks de clientes, as empresas podem transformar essas informações em ferramentas poderosas para aprimorar seus produtos, serviços e processos. No entanto, muitas organizações subestimam o poder dessas opiniões e sugestões e não as utilizam de maneira estratégica. 


Neste artigo da MHYanaze, vamos explorar a importância de colher feedbacks de clientes e como usá-lo de maneira estratégica para impulsionar o crescimento, sucesso e longevidade do negócio.


Por que dar atenção aos feedbacks de clientes?

Direcionar um olhar mais atento às opiniões dos seus clientes pode ocasionar em uma fonte inestimável de informações valiosas para o sucesso do seu negócio. Os clientes exprimem suas opiniões diretas e imparciais sobre suas experiências com sua marca, assim, isso pode ajudar sua empresa a identificar problemas, pontos fortes e oportunidades de melhoria. 


Além disso, a empresa que usar feedbacks de clientes de maneira estratégica, pode estar a frente da concorrência ao estar mais bem posicionada para atender às demandas do mercado.


Saiba como usar feedbacks de clientes a seu favor

Agora que você sabe a importância de coletar e usar feedbacks de clientes, a seguir vamos explorar como usá-lo de maneira estratégica.


1. Colete as sugestões de forma eficaz

O primeiro passo é colher informações de maneira eficaz ao criar canais de comunicação acessíveis ao público, por meio de:


  • Pesquisas de satisfação pós-compra;

  • Análise das mídias sociais;

  • Atendimento e suporte ao cliente;

  • Fóruns e comunidades online;

  • Emails e formulários de feedback.


2. Faça a análise e categorize as opiniões

Após colher o feedback, é essencial analisá-lo cuidadosamente. Categorize as opiniões em áreas que podem ser denominadas como “elogios”, “sugestões” e “problemas específicos”, por exemplo. Essa dinâmica facilitará a identificação de tendências e destacará áreas que necessitam de uma atenção especial.


3. Aja conforme a prioridade

Não é plausível tratar todos os problemas e sugestões de uma única vez. Sendo assim, priorize as ações de acordo com a importância e seu potencial impacto. Direcione seu foco em adversidades que podem afetar a maioria dos clientes e que possuem mais propensão de melhorar a experiência dos consumidores.


4. Adeque os processos

Saiba usar feedbacks de clientes para aprimorar suas estratégias e processos no que tange a revisão de produtos, melhorias dos serviços ou até mesmo mudanças nas políticas da empresa. 


5. Mensure o impacto de suas ações

O último passo é avaliar o impacto que suas ações tiveram. Mensure os resultados obtidos e realize ajustes conforme necessário. Também é importante ressaltar que as opiniões dos seus clientes devem ser encaradas como parte de um ciclo contínuo de melhorias.


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Ter uma visão clara e conjuntural de seus negócios e de seu mercado, é de extrema importância. Para isso é preciso realizar uma leitura analítica da sua empresa com o mercado. No curso “Modelos de Análise Estratégica”, da MHYanaze, você vai conhecer: 


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  • Matrizes de Monitoramento do Portfólio de Produtos e Serviços;

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  • Análise dos Pontos Fortes e Fracos;

  • Identificação de Oportunidades e Ameaças.


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