Qual o princípio da Governança Corporativa?

Implementar o princípio da governança corporativa de forma eficaz na sua empresa é essencial para o sucesso a longo prazo do seu negócio.

O princípio da Governança Corporativa molda um conceito fundamental no mundo dos negócios, que tem se tornado cada vez mais importante à medida que as empresas crescem e se tornam mais complexas. Ela desempenha um papel crucial na gestão e supervisão das organizações, garantindo que estas operem de maneira ética, eficiente e em conformidade com as leis e regulamentos. 


Dessa maneira, a Governança Corporativa é um sistema de práticas, políticas e estruturas que uma companhia adota para direcionar, monitorar e mensurar seu desempenho e exercer seus deveres para acionistas, partes interessadas e a sociedade em geral. Além disso, ela abrange a determinação de responsabilidades e expectativas, assim como a definição de mecanismos de supervisão e prestação de contas. 


Os 3 princípios da governança corporativa

A seguir, a MHYanaze preparou uma lista contendo os princípios primordiais da Governança Corporativa, acompanhe.


1. Transparência: as empresas devem divulgar informações de maneira transparente e acessível a todas as partes interessadas, incluindo relatórios financeiros, divulgações de riscos, políticas e procedimentos, entre outros detalhes relevantes;


2. Prestação de contas: os líderes das organizações devem ser responsabilizar por suas ações e decisões, e os acionistas têm o direito de questionar e analisar os resultados da administração;


3. Equidade: esse é um aspecto que envolve o tratamento justo de todos os acionistas, independentemente de sua fatia de participação. Evitando assim, que nenhuma das partes seja favorecida indevidamente.


Como colocar os princípios em prática?

Agora que você compreendeu o que é, qual a importância e princípio da Governança Corporativa, chegou a hora de colocar tudo isso em prática.


1. Defina uma estrutura: cada empresa deve criar uma estrutura de Governança Corporativa que atenda às necessidades e ao ambiente regulatório, o que inclui a formação de um conselho de administração, comitês de supervisão, auditoria e remuneração;


2. Determine políticas e procedimentos: crie políticas e procedimentos que governem o funcionamento da empresa, incluindo políticas de ética, conformidade e gestão de riscos;


3. Avaliação: realize auditorias regulares para garantir o cumprimento das políticas e procedimentos estabelecidos. Além disso, avalie o desempenho do negócio em relação aos objetivos e metas traçadas.


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