Marketing mix: conheça os 4 P´s e sua importância

Os 4 P 's do Marketing Mix significam produto, preço, promoção e praça e têm o objetivo de despertar o desejo de compra em seu público-alvo.

O Marketing Mix é a junção de tópicos importantes dentro de uma estratégia de marketing com o objetivo de despertar o desejo de compra em seu público-alvo. Os 4 P 's desse conjunto são itens que fazem parte de todo negócio, sendo eles: produto, preço, promoção e praça. 


Há quem confunda esses pontos com outras siglas, isso porque o conceito dos 4 P 's tem passado por transformações e adaptações desde a década de 60.  Entretanto, toda e qualquer nova ideia acerca do marketing sempre manterá sua essência: identificar e suprir concomitante necessidades humanas, sociais e gerar lucros.


Atualmente, a base para o sucesso de qualquer negócio é criar seu produto ou serviço pautado no que o consumidor precisa para, dessa forma, elaborar uma solução e ofertá-la. Dito isso, é fundamental estudar o mercado e seu comportamento, o que precede qualquer definição de estratégia de marketing.


O que significa cada “P” do Marketing Mix?

A base de um bom plano de marketing estratégico é pensar, em primeiro momento, nos elementos dos 4 P 's separadamente, e, no final, fazer com que todos se interliguem e se complementem para fazerem parte de algo exclusivo, essencial e que faça sentido. A seguir, a MHYanaze preparou as definições de cada termo que compõem o Marketing Mix.

 

 

  1. Produto

O primeiro pode ser definido pelo produto, que, aliás, pode significar um grande peso no seu negócio. Isso porque representará sua marca e o que ela pode fazer por seus consumidores. Dedique-se inteiramente em desenvolver o melhor produto baseado nas necessidades do mercado. Isso significa investir em recursos tecnológicos para criar algo com o máximo de qualidade e que seja inovador, pois esse pode ser seu diferencial.


  1. Preço  

O preço é um fator que implicará diretamente na rentabilidade da sua empresa. Em vista disso, é importante que, antes de definir o preço do seu produto ou serviço pautado no custo de sua produção, considere realizar uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor e sua percepção acerca de valores. Isso porque, a partir do preço, é estabelecida uma percepção dos possíveis e futuros consumidores da marca.

Muitas pessoas costumam associar preços muito baixos a produtos sem qualidade; além de que o retorno financeiro desses itens podem não cobrir seu custo de produção - o que possivelmente implicará no sucesso do seu negócio. E valores exacerbados podem significar um volume baixo de vendas, que também resultará no mesmo problema do último tópico. Por isso, saiba conciliar a qualidade do que você oferece com um preço que seja bem aceito pelo público.


  1. Promoção  

O 3º “P” representa a promoção. A combinação perfeita do seu mix de ofertas deve ser estabelecida pensando no tipo de mensagem que sua marca deseja transmitir, qual público deseja atingir, como também mensurar a limitação do seu orçamento. A promoção, contudo, tem o objetivo de atrair os clientes certos para a efetivação das vendas, além disso, é por esse meio que a marca também pode ser reconhecida.


  1. Praça  

O terceiro “P” refere-se à praça, ou seja, onde seu produto será exposto para ser localizado por seus consumidores, seja em uma loja física ou em plataformas digitais. Realize pesquisas de mercado para desvendar onde um possível comprador pode buscar pelo produto ou serviço que ele está necessitando.


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Possuir um negócio de sucesso não é apenas ter um produto ou serviço  consolidado. É necessário muito estudo, dedicação e comprometimento.

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