Marketing de guerrilha: como funciona
Descubra o que é como a estratégia de marketing de guerrilha pode fazer com que sua marca ganhe destaque e notoriedade ao público!
O marketing de guerrilha é uma estratégia que foge dos padrões comuns de publicidades e que não costuma ser nada convencional. Essa forma criativa e inovadora de divulgar produtos e serviços geralmente é executada a fim de impressionar ou até mesmo chocar as pessoas sem necessariamente ter investido muito no projeto.
Atualmente, conteúdos de consumo rápido, com leitura breve e que criativamente diferenciam-se dos demais se tornam prioridade de consumo. As pessoas estão cada vez mais seletivas, sendo assim, ações como essa, que são ideias “fora da caixa” e que impactam diretamente a população - seja para estimular uma discussão, conscientização ou até para promover sua marca - não serão confundidas como anúncios do tipo “mais do mesmo” que, geralmente, são facilmente descartados.
Um dos cases de sucesso mais conhecidos foi uma ação emblemática da Cola-Cola que implementou uma máquina de refrigerantes em uma escola e que fornecia garrafas “infinitas” da bebida. Ou a proposta ousada da rede de fast food Burger King que propôs criar um lanche em parceria com seu maior rival McDonald's fazendo a fusão dos hambúrgueres best seller das marcas a fim de promover o Dia Internacional da Paz.
Vale a pena apostar nas estratégias do marketing de guerrilha?
Mesmo que o objetivo seja o mesmo em qualquer estratégia de marketing, ou seja, atrair a atenção do público, a intenção do marketing de guerrilha é fazer mais com menos. Esse modelo de campanha é ideal para empreendedores que estão começando e que não podem investir tanto financeiramente quanto gostariam ou que tenham a falsa ilusão de que teriam um retorno maior em publicidades convencionais.
Outro viés é investir no marketing de guerrilha com o propósito de impulsionar o seu negócio ou até mesmo reafirmar sua marca aos consumidores e mantê-la num patamar de preferência. Abaixo, daremos algumas dicas que poderão te auxiliar em como executar uma estratégia de marketing de guerrilha e tirar maior proveito da técnica:
- Faça co-marketing: fazer parcerias com negócios que faça sentido com o seu pode render bons frutos para ambas as empresas;
- Conheça seu público-alvo para que sua campanha seja impactante;
- Não procure uma “fórmula mágica”: use uma linguagem que seja o tom da sua marca;
- Tenha cautela sobre o impacto da ação: planeje o objetivo de sua campanha para que gere boas emoções e sentimentos;
- Avalie os resultados: consulte as métricas, repercussão nas redes sociais e mensure os pontos de destaque da sua ação de marketing de guerrilha para aplicá-las novamente.
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