O que é IPO e por que as empresas fazem?
Entenda as vantagens que o IPO traz para os negócios
Hoje em dia, é cada vez mais comum ver na mídia que empresas fizeram IPO. Será que esse é o grande objetivo a ser alcançado pela maioria das empresas bem-sucedidas? Vale entender, então, o que é IPO e porque as empresas o fazem.
IPO significa Initial Public Offering (Oferta Pública Inicial). Ela indica que a empresa está fazendo um processo no mercado financeiro que a habilita a ter seu capital aberto e ações negociadas na Bolsa de Valores.
De forma geral, as empresas que lançam o IPO estão em um estágio maduro de desenvolvimento. Normalmente, os IPOs envolvem centenas de milhões de reais.
Por que muitas empresas decidem fazer IPO?
O processo de IPO tem um alto custo e traz uma grande mudança na gestão das empresas, o que envolve o envio de suas informações ao mercado e a presença de novos sócios na organização. Então, vale a pena fazer IPO?
Sim, pois as empresas que investem no processo podem ter algumas facilidades como:
Aumento de Liquidez: o IPO pode gerar mais liquidez para os sócios, pois estes têm a possibilidade de vender suas ações, transformando esses papéis em dinheiro.
Importante também citar que existem os chamados fundos de venture capital e private equity, onde os executivos tornam-se sócios de empresas ainda quando elas estão em um estágio de crescimento inicial, com o objetivo de vender suas ações no futuro, se a empresa realizar um IPO.
Maior acesso a capital: vender ações é uma boa maneira de obter recursos para as empresas. Esses recursos são investidos no desenvolvimento da própria empresa, fazendo com que haja crescimento. Consequentemente, os investidores acabam lucrando mais quando os papéis que circulam no mercado e se valorizam.
Ganho de credibilidade: ao fazer um IPO, a empresa sofre um grande processo de transformação, melhorando seus processos e aumentando muito o nível de transparência em seus resultados e operações. Dessa forma, a empresa pode elevar seu grau de credibilidade, pois o mercado entende que uma empresa de capital aberto possui grande foco em boa governança corporativa.
Há desvantagens ao fazer um IPO?
Conduzir um processo de abertura de ações ao mercado, pode ser bastante desafiador às empresas.
A primeira dificuldade é em relação ao custo e burocracia do processo. A empresa irá precisar de bastante auxílio externo e tudo isso é bastante caro e complexo.
O IPO também representa aos sócios uma certa perda de liberdade em relação à condução do negócio, pois todas as ações devem ser reportadas ao conselho administrativo ou seus acionistas.
Quer aprender muito mais sobre negócios e se qualificar para o mercado de trabalho? A MHYanaze oferece diversos cursos EAD na área de Gestão para Empreendedores, com um corpo docente extremamente qualificado. Conheça todos os programas que oferecemos.