Como abrir uma empresa em São Paulo?

Assim como em todo o Brasil, em São Paulo a abertura de empresa e a formalização dependem primeiro do tamanho da operação. Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) são os tipos mais comuns para novas empresas. Entenda cada um a seguir.

MEI

Para se tornar um Microempreendedor Individual é necessário consultar o Portal do Empreendedor e verificar se sua atividade exercida é permitida nessa categoria.

Ainda que esteja na lista, é preciso consultar também a prefeitura de São Paulo e conferir se a atividade pode ser exercida na capita paulista.

Se estiver tudo certo, inscreva-se no site www.portaldoempreendedor.gov.br.

ME e EPP

O primeiro passo para formalizar uma ME ou EPP é registrar a empresa na prefeitura de São Paulo. Também e preciso possuir um contador, que vai lhe orientar sobre ações referentes a:

Natureza jurídica;

Nome da empresa;

Atividade da empresa;

Definição do local;

Elaboração do Contrato Social;

Registro na Junta Comercial;

Inscrição Municipal e Estadual.

Quais documentos são necessários para abertura de empresa em São Paulo?

Lista de documentos necessários para abertura de empresa

  1.  Foto do RG + CPF ou CNH (caso seja encaminhada a CNH, será necessário indicar o número do dígito final do RG e local de nascimento);
  2. Estado civil (inclusive o regime de casamento), profissão e endereço residencial;
  3. Endereço da sede da empresa, com o número de contribuinte (IPTU);
  4. Valor do capital social;
  5. Nome fantasia;
  6. Atividades da empresa e seus respectivos CNAES;
  7. Telefone e e-mail para indicação no CNPJ (informações ficarão visíveis para qualquer pessoa);
  8. Senha do portal GOV (caso não tenha acesso, cadastre-se no https://contas.acesso.gov.br/);
  9. Número do recibo de IR dos 2 (dois) últimos anos ou título de eleitor (caso não tenha declarado).

Lista de documentos para abertura de empresa societária

  1. Foto do RG + CPF dos sócios (caso seja encaminhada a CNH, será necessário indicar o número do dígito final do RG e local de nascimento);
  2. Estado civil (inclusive o regime de casamento), profissão e endereço residencial;
  3. Endereço da sede da empresa, com o número de contribuinte (IPTU);
  4. Capa do IPTU com as informações cadastrais do imóvel da sede da empresa (pode ser uma via digital);
  5. Informar se as atividades serão realizadas no local, e em caso positivo, a metragem que o estabelecimento ocupará no imóvel;
  6. Valor do capital social;
  7. Razão social;
  8. Nome fantasia;
  9. Atividades da empresa e seus respectivos CNAES;
  10. Enquadramento da empresa (ME, EPP ou demais);
  11. Telefone e e-mail para indicação no CNPJ (informações ficarão visíveis para qualquer pessoa);
  12. Forma de administração (conjunta ou isolada dos sócios), bem como será a pessoa indicada como responsável perante a Receita (embora os dois sócios possam representar a empresa, somente é possível incluir uma pessoa na Receita Federal);
  13. Alguma cláusula ou situação específica para condução da empresa, eventualmente discutida entre os sócios;
  14. Senha do portal GOV (caso não tenha acesso, cadastre-se no https://contas.acesso.gov.br/);
  15.  Número do recibo de IR dos 2 (dois) últimos anos ou título de eleitor (caso não tenha declarado).

Aprenda mais sobre empreendedorismo

Agora que você já sabe como abrir uma empresa em São Paulo, conheça todos os aspectos que um bom empreendo precisa ter no curso de gestão para empreendedores da MHYanaze.

Compartilhe esta notícia

  • MH Yanaze & Associados

    Empresa especializada no desenvolvimento de soluções e pesquisas de Marketing e Comunicação, com equipe que combina o rigor acadêmico e científico com grande experiência de mercado.

Contato

  • Endereço:

  • E-mail: [email protected]

  • Telefone: (11) 3796-1490

  • WhatsApp: (11) 98950-3071

Siga-nos