O que é Valuation de uma Empresa?

Você passou anos construindo seu negócio, até fez amizade com fornecedores e até mesmo com alguns concorrentes. No entanto, chegou a hora de deixar sua própria empresa (ou mesmo se aposentar) e você gostaria de saber quanto vale o seu negócio. Neste artigo, você vai ver mais informações sobre Valuation, o processo de avaliação de uma empresa.

O conceito de Valuation

Valuation é um processo de determinação do valor presente de mercado dos ativos da empresa, conforme demonstrado no balanço patrimonial da empresa, com base em princípios contábeis universalmente aceitos. É dever de um auditor fazer uma avaliação adequada dos ativos junto com a verificação de tais ativos, e tal avaliação é feita com base em sua utilidade após a depreciação.

O valuation, na prática, acaba sendo um acordo entre uma empresa e seus potenciais investidores desse valor, não muito diferente de avaliar uma casa. É verdade que existem algoritmos e modelos para avaliar receita, lucro, listas de clientes e assim por diante, mas no final das contas tudo se resumirá a uma negociação.

Como fazer o Valuation uma empresa

Se você, como empreendedor, já tem receita e clientes, o método para determinar e aumentar a avaliação de uma empresa provavelmente começará com algum modelo ou outro, geralmente baseado em suas métricas de negócios.

Por outro lado, se seu negócio ainda não tem receita ou clientes, avaliação é muito mais difícil de estabelecer, pois não há nada para se basear.

Quer saber mais sobre Valuation?

Valuation é um dos importantes temas que alunos empreendedores encontra nos cursos da MHYanaze EAD. Quer saber mais sobre esses outros tópicos? Confira aqui a grade do curso de Gestão para Empreendedores.

Compartilhe esta notícia

  • MH Yanaze & Associados

    Empresa especializada no desenvolvimento de soluções e pesquisas de Marketing e Comunicação, com equipe que combina o rigor acadêmico e científico com grande experiência de mercado.

Contato

  • Endereço:

  • E-mail: [email protected]

  • Telefone: (11) 3796-1490

  • WhatsApp: (11) 98950-3071

Siga-nos