O que significa valor agregado ao produto?
Valor e preço são termos parecidos, mas com significados bem distintos. O que você sabe sobre eles?
“Nada se cria e tudo se copia”. O famoso ditado nunca se fez tão real. Na época em que vivemos, criar algo inovador é um tanto quanto desafiador. Ainda assim, a missão está longe de ser impossível.
Por isso, vamos começar com uma reflexão: por mais que seu produto exista em diversos concorrentes, por que você deve ser escolhido? O que tornará essa experiência memorável? Qual o seu diferencial?
Não podemos, nunca, pensar em um produto com a cabeça fechada, afinal, o valor agregado será o benefício extra do consumidor. Algo que o surpreenda e vá além de todas as expectativas.
Ou seja, para que fique claro qual é o valor agregado - e como aplicá-lo - precisamos pensar em toda a trajetória: produção, venda, atendimento e até mesmo o pós-vendas.
Como o seu cliente se sente ao chegar em seu ponto de venda? Ele tem facilidade para tirar dúvidas? A produção passa por algum processo diferenciado? Essas podem ser suas forças e vocês as deixa de lado ao não frisar.
Lembre-se, mais de 50% dos consumidores não se importam em pagar mais caro por um produto desde que a experiência seja incrível, segundo pesquisa aplicada pelo Reclame Aqui.
Então, se for analisar a concorrência, deixe os preços de lado e foque nos valores. Assim, você pode crescer e aumentar o seu faturamento de forma sustentável.
Desenvolvendo estratégias
Já te demos a dica, certo? Agora, é hora de colocar a mão na massa e desenhar estratégias que tragam ao cliente a sensação de diferencial.
E o que é melhor para trazer inspiração do que conversar com pessoas que tiveram super-experiências no mundo empreendedor?
Em apenas seis horas de aula, você conhecerá a experiência do Professor titular ECA/USP, Mitsuru H. Yanaze, consultor, pesquisador, sócio proprietário da MHYanaze e Associados. Autor dos livros Gestão de Marketing e Comunicação (Saraiva, 2011) e Retorno de Investimentos em Comunicação (SENAC/Difusão, 2013).
Macir Bernardo, Doutor em Engenharia da Produção – Poli-USP e MBA pela Fundação Dom Cabral (FDC). Macir já atuou como executivo nas áreas de Marketing e Estratégia de diversas multinacionais.
Por último, mas não menos importante, vemos Willian Cerantola, sócio e fundador da Plexus Consultoria e professor da ECA USP, FIAP, FGV e FDC. Willian participou de startups de biotecnologia (Embrabio), bases de dados (Dataline) e consultoria (Plexus Consultoria).
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