Atributos tangíveis e intangíveis do negócio
Você sabe diferenciar os atributos tangíveis e intangíveis? Confira o material que preparamos para acabar com suas dúvidas de vez!
Conceitos podem até parecer difíceis em um primeiro momento. Ainda assim, a compreensão dos mesmos é essencial para ter sucesso no mundo dos negócios. É por isso que, em alguns momentos, precisamos dar atenção especial para termos e palavras que, muitas vezes, não fazem parte do nosso dia a dia.
Para te ajudar na construção e expansão do conhecimento empreendedor, hoje falaremos sobre atributos tangíveis e intangíveis dentro de um negócio. Pronto para começar?
Tangível
Podemos definir como atributo tangível tudo aquilo que está presente - tangível é tudo aquilo que existe de forma concreta. Ou seja, se formos pensar em uma marca de roupas, os atributos tangíveis serão os produtos, espaço da loja e todas as suas características.
Intangível
O atributo intangível também é fácil de compreender - entretanto, fazê-lo valer demanda um pouco mais de trabalho. O que é preciso para marcar a memória de um cliente?
Imagine, novamente, uma loja de marca de roupas. Nesse caso, o intangível serão as sensações que sentiremos.
Como exemplo, podemos pensar no Marketing Sensorial: quantas vezes você entrou em um ambiente e o cheiro te transportou para outro lugar?
É dessa forma que o intangível se constrói. Ele é abstrato e subjetivo, deixando espaço para interpretar como melhor for para você.
Indo além
Uma corporação só caminha se tiver ambos os atributos bem estruturados e bem recebidos por seu público-alvo. Por isso, é preciso dedicar uma atenção especial a diversos pilares para que o mesmo se solidifique - seja em sua compreensão ou execução.
Por esse motivo, a principal ação que você deve tomar após decidir seguir no mundo do empreendedorismo, é o investimento no planejamento estratégico - e os atributos tangíveis e intangíveis te ajudarão nisso.
Com ele em mãos, você será capaz de definir os produtos e serviços, público-alvo, quem são os fornecedores e principalmente como disseminar a sua existência e como conquistar o mercado.
Sabemos que na prática, não é tão simples, não é mesmo? Por isso, trouxemos um curso com feras do mercado para te apoiar e compartilhar conhecimento neste momento decisivo.
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Entre os temas abordados, estão: Planejamento Estratégico, Organização dos Recursos, Coordenação dos esforços dos envolvidos, Controle e acompanhamento dos resultados, Gestão de tempos e Espaços (pensando na Logística) e organização da Comunicação Administrativa.
Em apenas seis horas de aula, você conhecerá a experiência do Professor titular ECA/USP, Mitsuru H. Yanaze, consultor, pesquisador, sócio proprietário da MHYanaze e Associados. Autor dos livros Gestão de Marketing e Comunicação (Saraiva, 2011) e Retorno de Investimentos em Comunicação (SENAC/Difusão, 2013).
Macir Bernardo, Doutor em Engenharia da Produção – Poli-USP e MBA pela Fundação Dom Cabral (FDC). Macir já atuou como executivo nas áreas de Marketing e Estratégia de diversas multinacionais.
Por último, mas não menos importante, vemos Willian Cerantola, sócio e fundador da Plexus Consultoria e professor da ECA USP, FIAP, FGV e FDC. Willian participou de startups de biotecnologia (Embrabio), bases de dados (Dataline) e consultoria (Plexus Consultoria).
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