Metodologia: qual a diferença as pesquisas qualitativas e quantitativas?

Compreender quais são as ferramentas disponíveis para realizar uma pesquisa pode te ajudar muito. Vamos conhecer mais sobre as pesquisas qualitativas e quantitativas?

Sabemos que o êxito de um negócio não se dá por apenas um motivo: precisamos direcionar a atenção para diferentes pilares. O que você faz hoje para ter conhecimento mercadológico de seus negócios?

Considerando que esta é uma grande vantagem competitiva, capaz de proporcionar melhor performance e longevidade de sua corporação, esperamos uma longa resposta.

Ainda assim, se você ainda não começou - ou possui a estrutura que gostaria - saiba existe um “norte”: estamos falando sobre as pesquisas qualitativas e quantitativas.

Se você deseja compreender o mercado em que está inserido, estudar tendências, campanhas ou até mesmo conferir qual é a reputação de sua marca, talvez seja a hora de conversar com seu público-alvo.

Embora ambas as pesquisas sejam importantes e aplicáveis em diferentes contextos, sempre existirá a opção adequada para mapear o que você precisa. Vamos conhecê-las?

Pesquisa Quantitativa

Embasada em cálculos, números, métricas e porcentagens, uma pesquisa quantitativa trará um resultado totalmente concreto.

De modo geral, você fará apenas perguntas diretas, com opções pré-determinadas de respostas. Graças ao seu formato, essa metodologia de pesquisa pode ser aplicada em largas escalas.

Com isso, você conseguirá desenhar de forma certeira, através do resultado obtido, quais são as preferências e opiniões de seus consumidores.

Pesquisa qualitativa

Para uma pesquisa qualitativa, não existem opções, tampouco respostas certas.

Com perguntas intuitivas e possibilidade de respostas totalmente livres, com esse método é possível conhecer o seu cliente de forma mais profunda.

Pela complexidade de análise posterior, essas amostragens costumam ser realizadas com pequenos grupos: ainda assim, as respostas serão ricas, trazendo a visão e percepção externa para seus negócios.

Dessa forma, você será capaz de identificar preferências e comportamentos de maneira assertiva.

Indo a fundo

É claro que você precisa ter conhecimento na área para decidir como seguir com seu projeto de pesquisa - lembre-se, as possibilidades são infinitas e você pode até mesclar ambas metodologias.

Por isso, se aprofundar no assunto é algo a ser considerado: você sairá ganhando de todas as formas. O que acha de conhecer o curso "Mapeando o Mercado”?

Em apenas 6 horas de conteúdo, você terá acesso a um rico conteúdo ministrado pelo Professor Caetano Haberli Junior, Consultor em diversas empresas, publicitário e pós-graduado em universidades renomadas.

Em conjunto com o Professor João Castanheira Filho, Consultor em Pesquisa Mercadológica, Educação, Recursos Humanos, Marketing e Comunicação. Atuação por mais de 25 anos em Multinacional, Gestor de Marketing Pesquisa e Recursos Humanos, todo conteúdo é compartilhado de forma completa.

Para saber mais, basta acessar:

https://hubead.com.br/curso/3829/mapeando-o-mercado

 

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