Viabilidade econômica: no que consiste esse estudo?

Como entender qual é o melhor momento para investir em sua empresa? Criar um negócio do zero ou até mesmo expandi-lo traz alguns pontos de atenção. Vamos conhecê-los?

Um gestor tem diferentes tarefas - e o cuidado com o orçamento é uma delas. Seja no processo de abertura de uma empresa ou até mesmo em um momento de expansão dos negócios, os olhares precisam se voltar a este quesito com toda a atenção.

Você já sabe que sempre estamos por aqui para te ajudar… E é pensando nisso que hoje vamos apresentar um estudo que não pode ficar de fora do seu planejamento estratégico: trata-se da viabilidade econômica. Mas, o que isso engloba?

Antes de mais nada, precisamos dizer que o capital, embora não seja o único pilar que sustenta o ambiente empresarial, é sempre peça-chave, afinal, boas ideias não podem ir para frente sem um investimento.

Por isso, entender variáveis do mercado, estudar o público-alvo e até mesmo contar com imprevistos pode ser um diferencial que fará tudo dar certo. E é aqui que tudo inicia.

Estudo necessário

A viabilidade econômica traz previsibilidade sobre um projeto. Ele é possível? Deve ser tirado do papel?

O estudo se baseia em análises, entendimento de serviços oferecidos, receita e rentabilidade e até mesmo projeta outros aspectos, como: payback, mão de obra, faturamento e fluxo de caixa.

Já deu pra ver a amplitude, certo? Pois bem: quanto maior o número de dados, maior é a probabilidade de projeção da realidade - consequentemente, assertividade do momento ideal para colocar as mãos na massa.

Por isso, antes de começar a olhar para a sua própria empresa, você deve compreender o mercado em que atua. Qual é o momento dele? Quais são os números alcançáveis com o esforço que você tem disponível?

Lembre-se, nesse momento ser um pouco pessimista pode ser positivo, pois te deixará ainda mais preparado para as adversidades que aparecem pelo caminho. Crises sem precedentes e imprevistos estão por aí e já sentimos a voracidade dos mesmos.

Organizando a casa

Com a projeção do mercado em mãos, é hora de voltar a atenção para o seu negócio. E, nesse momento, o apoio de outros empreendedores pode ser o “empurrãozinho” que faltava para que tudo dê certo.

Por esse motivo, a MHYanaze criou um curso exclusivo.

O “Finanças e análise dos retornos de investimento” se inicia com uma reflexão sobre a gestão financeira, onde são abordadas dificuldades para mensuração de resultados financeiro-econômicos de um negócio, deixando a realidade distante.

Com conteúdo repassado de forma prática e intuitiva, o curso amplia o conhecimento ao mesmo tempo em que incentiva melhores decisões, sempre com bases concretas e reais.

Ministrado por Clairton Araújo, Docente da MHYanaze e com amplo conhecimento profissional adquirido como contador, consultor e CFO de empresas multinacionais, o Professor, que também é membro do conselho diretivo de empresas no Brasil e exterior e Co-fundador do GADEC, grupo de apoio a pequenas e médias empresas, o curso abordará diversos temas. Entre eles:

  • Compreensão da terminologia dos gastos empresariais;
  • Análise de fluxo de caixa;
  • Análise de demonstrativos contábeis;
  • Moedas financeiras e não financeiras;
  • Retorno do Investimento – ROI.

Com aulas 100% digitais, o curso de Finanças está com desconto especial de 64%. A duração é de apenas 5 horas e todo o conteúdo pode ser acessado diversas vezes durante um ano.

Saiba mais:

 https://hubead.com.br/curso/3838/financas-e-analise-dos-retornos-de-investimento-/MHYANAZE

Compartilhe esta notícia

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

  • MH Yanaze & Associados

    Empresa especializada no desenvolvimento de soluções e pesquisas de Marketing e Comunicação, com equipe que combina o rigor acadêmico e científico com grande experiência de mercado.

Contato

  • Endereço:

  • E-mail: [email protected]

  • Telefone: (11) 3796-1490

  • WhatsApp: (11) 98950-3071

Siga-nos