Crescimento sustentável: qual seu significado dentro de uma corporação?

Seu negócio está pronto para crescer de forma exponencial? Leia o conteúdo que preparamos para você e descubra como otimizar e solidificar todos os processos necessários para isso

Não tem jeito, quando nos deparamos com a palavra sustentável, o que nos vem à cabeça é a natureza e o cuidado com a mesma. Ainda assim, se pensarmos no mundo dos negócios, o significado é o mesmo?

 

Em partes, sim. Isso porque, embora o crescimento sustentável de uma corporação considere este pilar, existem outros pontos que também são assistidos.

 

Basicamente, estamos falando sobre uma empresa que se sustenta - no sentido mais literal da palavra: uma empresa que aguenta o peso de todos os desafios imposto na rotina corporativa.

 

Quebrando barreiras

Assim como em outros começos da vida, no mundo corporativo não é diferente: pesquisas já apontam que os três primeiros anos de um negócio são os melhores. Depois disso, fica mais difícil caminhar - e é nesse momento que muitos saem do jogo.

Ou seja, antes de mergulhar no sonho empreendedor, é preciso estudar muito. Começando pela concorrência: qual é o seu diferencial? O seu modelo de negócios é competitivo?

Essas perguntas devem ser feitas por um motivo simples: o que dá certo vira referência - e você precisa ter a melhor e mais bem planejada empresa.

Aqui, já temos uma primeira resposta! Um negócio sustentável tem o planejamento estratégico como espinha dorsal. Ele precisa ser competitivo a longo prazo. Planeje, cuide do caixa e acompanhe KPIs para garantir que tudo dará certo.

Agora que já entendemos que o planejamento, aliado ao controle econômico, introduz a vida sustentável a uma empresa, precisamos compreender quais são os outros pontos de atenção.

 

Cuidado com o próximo

Uma empresa é feita de pessoas. E das mais das mais diferentes relações que se desdobram: estamos falando de colaboradores, acionistas, parceiros, fornecedores… a lista é enorme!

Sendo assim, manter contato e proporcionar bem-estar para toda lista acima torna-se um diferencial competitivo.

Isso porque, uma empresa que cuida de seus funcionários é vista como inovadora - além disso, possui baixa rotatividade e melhores resultados. De outro lado, uma corporação que cuida da comunidade que a rodeia também tem impactos positivos, que podem fomentar olhares para corporação.

 

Mãe natureza

Sabemos que, hoje, serviços e produtos estão para além das prateleiras. Os consumidores buscam por lifestyles e identificação. Por esse motivo, o cuidado com o meio-ambiente precisa ser pauta: primeiro, para cuidar da nossa própria casa e, em segundo, para que o compromisso com os valores da corporação seja exposto - e seguidos à risca.

Nesse sentido, pequenos esforços já trazem grande resultado quando somatizados. Entre as principais ações que corporações podem exercer, estão: economia de água e lixo, acesso à informação sustentável, reciclagem e até mesmo a substituição dos plásticos de uso único.

 

Apoio especializado

Ufa! A lista é grande. E, para conseguir abraçar todos os desafios, você precisará atualizar constantemente a sua capacidade intelectual.

Pensando nisso, a MHYanaze, agência especializada em Marketing, disponibilizou cursos on-line, que abordam diferentes temas e agregam muito. Afinal, estar em casa não é desculpa para não aprender: utilize seu tempo livre para abastecer e reciclar suas ideias. Saiba mais: https://bit.ly/mhyanaze

 

Compartilhe esta notícia

  • MH Yanaze & Associados

    Empresa especializada no desenvolvimento de soluções e pesquisas de Marketing e Comunicação, com equipe que combina o rigor acadêmico e científico com grande experiência de mercado.

Contato

  • Endereço:

  • E-mail: [email protected]

  • Telefone: (11) 3796-1490

  • WhatsApp: (11) 98950-3071

Siga-nos