Ética e Compliance: qual a relação entre os termos?
Embora representem coisas diferentes, quando falamos em Ética e Compliance falamos de fatores dependentes dentro de uma corporação. Vamos entender melhor o que isso quer dizer?
Para que uma empresa se consolide no mercado, seus interesses precisam ir muito além do lucro. Levando em conta que os clientes de hoje são exigentes e se preocupam com questões que estão atreladas ao núcleo social, sustentável e ético, é preciso se posicionar.
E o mesmo vale para o público interno, os famosos colaboradores que fazem com que tudo fique nos eixos. Uma empresa ética tem como recompensa: baixa rotatividade, bons resultados e uma equipe engajada e feliz.
Por falar em ética, você sabe o que a pequena palavra significa? De modo geral, estamos falando sobre um conjunto de regras e conceitos que dão valor e moral para os indivíduos, independentemente do contexto da sociedade em que ele esteja inserido.
Isso quer dizer, então, que uma empresa disposta a cumprir um conjunto de valores - e compromissos com a sociedade - que representem sua visão e valores, está alinhada com a ética corporativa. Ou seja, todas as decisões serão tomadas e norteadas por isso, sejam elas internas ou externas, para colaboradores ou clientes finais.
Garantindo resultados
Olhando por outro ângulo, temos o Compliance. O termo, que em tradução literal significa “conformidade”, tem um significado muito mais amplo para as corporações. Reconhecido como programa de integridade, o Compliance é, de modo geral, um conjunto de mecanismos que são adotados para cuidar do desempenho e reputação de uma empresa.
Talvez você esteja se perguntando: de onde vem a ligação, afinal? Bom, estamos falando de um trabalho dependente: ele engloba questões relacionadas à ética, cuidado com o meio ambiente e até mesmo questões de cultura corporativa.
Isso quer dizer que uma equipe de Compliance se dedicará a todas as áreas de uma corporação, cuidando de toda e qualquer irregularidade que afetem o desempenho da empresa em algum nível - mais uma vez, seja ele interno ou externo. Então, fica claro: a relação entre ética e Compliance é justamente o sustento e credibilidade que uma oferece a outra.
O melhor de tudo é que você pode contar com especialistas para que o Compliance seja uma realidade dentro de sua corporação: se a sua meta é conquistar resultados incríveis, conte com a MHYanaze.
A Agência especializada em Marketing disponibilizou cursos on-line, que abordam diferentes temas e agregam muito. Afinal, estar em casa não é desculpa para não aprender: utilize seu tempo livre para abastecer e reciclar suas ideias. Saiba mais: https://bit.ly/mhyanaze