Marketing para todos: entenda a diferença entre B2B e B2C
Para desenhar estratégias de marketing assertivas, é preciso entender com qual público a sua empresa conversa. Entre os primeiros passos, está a definição: seu serviço atende pessoas físicas ou jurídicas?
Estar presente na vida dos consumidores já deixou de ser o diferencial de uma marca faz tempo: é uma obrigação. Porém, fazer a comunicação nem sempre é tarefa fácil. O motivo? Clientes são diferentes - e, muitas vezes, podem ser outras corporações.
É por esse motivo que ter estratégias bem desenhadas para a persona final pode ser a peça-chave para uma comunicação bem feita. Torna-se necessário alinhar um detalhe fundamental: você faz marketing B2B ou B2C?
Desmistificando
Pode ser que você não tenha entendido o que as siglas acima representam - e queremos dizer que está tudo bem. Estamos apenas traçando o perfil de seu consumidor, e vamos falar mais sobre isso.
Quando falamos em B2B, falamos em “Bussiness to Bussiness”. Em tradução literal, seria algo como “negócio para negócio”.
Nesse sentido, estamos tratando de corporações que atendem outra. Ou seja, quem contrata e utiliza o seu serviço é uma pessoa jurídica.
Por outro lado, B2C trata de “bussines to costumer”, ou seja “negócio para cliente”. Nesse caso, o consumidor final é uma pessoa física.
Mas qual a diferença?
Na maior parte das vezes, as empresas buscam por melhor preço e funcionalidade. Isso quer dizer que no B2B, o que mais tem valor é a entrega, agilidade e performance.
Agora, quando pensamos no B2C, o cenário muda - e muito. Estamos falando de clientes que compram lifestyles e buscam por representatividade. São consumidores que querem atenção e conteúdo que enriqueça e posicione a marca.
Diante de diferenças tão expressivas, fica claro: mesmo que uma empresa seja capaz de atender os dois públicos, são necessárias estratégias totalmente diferentes.
É importante alinhar a comunicação, mas sem deixar de lado o que mais importa para cada um deles. Conheça o seu público - seja ele B2B ou B2C e ofereça o que sua empresa tem de melhor.
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