Análise SWOT: o que você sabe sobre ela?

Para organizar e conhecer melhor a sua corporação, ferramentas como a SWOT são indispensáveis. Vamos entender como funciona?

O planejamento estratégico é item indispensável para traçar próximos passos e até mesmo entender para qual direção caminha uma corporação. Entretanto, para obter precisão nos resultados, ferramentas são indispensáveis.

E, se você precisa avaliar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, existe uma peça-chave. Estamos falando da SWOT - ou “FOFA”, em tradução literal.

Com a intenção de avaliar o ambiente interno e externo, mapeando de forma precisa tudo o que pode ser positivo ou negativo para uma empresa - ou até mesmo ter uma inversão de papéis, a SWOT é preventiva.

Sim, estamos falando de uma ferramenta que compreende possíveis falhas em uma corporação, assim como enxerga seus pontos fortes - tanto internamente, quanto diante do mercado.

Dessa forma, fica muito mais fácil entender próximos passos e até mesmo saber como agir para evitar que algo saia dos trilhos. Vamos conhecer melhor cada divisão da análise SWOT e como ela pode ser compreendida?

 

Forças

É hora de parar e pensar. No que somos realmente bons? Considere, aqui, o que faz a sua empresa diferente das outras. Pense em vantagens competitivas: você possui o melhor preço? Seu serviço é realizado por experts? Seu atendimento é super atencioso?

Lembre-se, cabe, nessa etapa, tudo o que engaja e motiva seus clientes a continuarem consumindo o seu produto ou serviço. É momento de entender o que é parte da identidade de vocês e merece ser exaltado.

 

Fraquezas

Ainda olhando para dentro de sua corporação, entenda: o que poderia ser melhor? Existem pontos que são realizados com mais maestria pela concorrência? Os funcionários são capacitados?

Precisamos ser sinceros aqui. Isso, porque, quando isolamos fatores, conseguimos ver com mais clareza o dano que os mesmos causam - e, consequentemente, conseguimos minimizá-los. Tenha em mente que apenas reconhecendo um problema conseguimos enfrentá-lo.

 

Oportunidade

Chegou a hora de olhar para o mercado! Arriscamos dizer que essa é uma das partes mais divertidas de uma SWOT. É hora de colocar a mão na massa e conhecer tendências: qual é o must have da próxima estação? O que as pessoas estão buscando?

Entretanto, é preciso conhecer, também, para qual direção caminha o mercado. Algum cenário econômico ou político pode impactar o seu setor? Como você pode se beneficiar de possíveis mudanças? Pesquise, faça benchmarking e estude. Esse momento é seu!

 

Ameaças

Por último, mas não menos importante: precisamos reconhecer o que pode prejudicar o seu negócio. Ainda pensando no mercado como um todo, considere tudo o que pode fazer com que as coisas saiam dos eixos.

Cabe um cuidado especial nesta etapa: uma ameaça é capaz de ruir o planejamento estratégico e respingar, também, nos resultados de uma corporação. Todo o cuidado - e prevenção - é pouco!

 

É hora de considerar o cenário geral e não deixar nada externo - ou interno de fora. Seja um problema em seu sistema ou até mesmo a instabilidade da economia.

 

Sucesso para todos

A Análise SWOT é uma ótima opção: seja para empresas que estão começando ou aquelas que estão a anos no mercado. É importante reciclá-la e atualizá-la, sempre entendendo em qual cenário a empresa se encontra.

Servindo de apoio para corporações de todos os tamanhos, a Análise SWOT pode ser um pouco mais complicada do que parece. Nada que uma equipe preparada não possa resolver, não é?

Para te ajudar nesse processo de implementação e desenvolvimento, a MHYanaze oferece apoio completo para construção e entendimento de sua SWOT.

 

E não para por aí: pensando em expandir e dividir conhecimento, a MHYanaze disponibilizou cursos on-line. Afinal, estar em casa não é desculpa para não aprender: utilize seu tempo livre para abastecer suas ideias. Saiba mais: https://bit.ly/mhyanaze

Compartilhe esta notícia

  • MH Yanaze & Associados

    Empresa especializada no desenvolvimento de soluções e pesquisas de Marketing e Comunicação, com equipe que combina o rigor acadêmico e científico com grande experiência de mercado.

Contato

  • Endereço:

  • E-mail: [email protected]

  • Telefone: (11) 3796-1490

  • WhatsApp: (11) 98950-3071

Siga-nos