Produtos e serviços: como entender qual a precificação adequada?

Preço justo e qualidade garantida. Essa frase pode fazer com que muitos clientes se interessem! Pensando nisso, desenvolvemos um conteúdo especial para que você identifique a melhor forma de precificar seu produto

Não é preciso entender muito de Marketing para saber que preço e valor são sinônimos, mas não em todas as ocasiões. O motivo é simples: embora as palavras sejam parecidas, possuem significados muito diferentes diante da colocação que trazemos aqui. Você sabe dizer o quanto custa o seu serviço?

 

Nesse ponto, fica claro que o valor é composto pelo diferencial, exclusividade e metodologia que você oferece. Já o preço, é a quantia de dinheiro que precisa ser disposta para obter todas as vantagens citadas. Ficou mais claro?

Tudo bem, temos um exemplo bastante simples. Por que dois celulares que possuem as mesmas funcionalidades, porém, marcas diferentes, têm preços que não condizem? Sim, é o valor agregado a cada um dos logos que permite essa oscilação.

Precificando

É fato que conforme você se consolida no mercado, o seu serviço é mais valioso. Porém, como começar um negócio do zero, garantindo que os ganhos serão maximizados e a saúde financeira estável?

Não importa se estamos falando de um serviço ou de um produto: é preciso escolher uma estratégia e segui-la à risca. Entretanto, certos processos estarão presentes em qualquer que seja o caminho a ser trilhado.

Avaliando aspectos

O preço de seu serviço ou produto pode ser um dos fatores que definirá o destino do seu negócio - seja o mesmo para o sucesso ou para o fracasso. Não é por menos que essa etapa deseja uma atenção especial.

Contudo, é importante entender quais são os principais pontos positivos diante da precificação correta. Entre eles, estão: faturamento estável e, consequentemente, lucro; estabilidade e até mesmo satisfação do consumidor e vantagens para enfrentar a concorrência.

Um passo de cada vez

Nesta altura, já deve ter ficado um tanto quanto claro que o processo de precificação merece atenção. E, para garantir que tudo sairá dentro dos conformes, trazemos uma dica especial: trata-se dos 5Cs.

Em inglês, a sigla pede atenção nos seguintes pontos: Company objectives (objetivos da empresa), Customers (compradores), Costs (custos), Competition (competição) e Channel members (cadeia de valores).

Embora já fique claro, é interessante entender que cada etapa será percorrida com calma, e, claro, estudada com muita atenção: é um momento de reflexão e autoconhecimento da companhia.

E, mais do que isso: uma oportunidade de entender aonde se quer chegar e o que precisa ser feito para isso, indo além de apenas números, mas entendendo qual é o valor percebido, qual é a lei de oferta e demanda, assim como a necessidade de estratégias sazonais ou atacado.

E, para te ajudar nesse processo de implementação e desenvolvimento, a MHYanaze oferece apoio completo para execução de planos estratégicos de divulgação, comunicação e, claro, Marketing.

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