Líder corporativo: o que diferencia um bom gestor de apenas um chefe?

Para coordenar uma equipe de maneira efetiva, a fim de fazer com que os integrantes cresçam e evoluam cada vez mais, é preciso ser um ótimo líder. Pensando nisso, separamos algumas características que não podem faltar em um bom gestor. Confira! Você sabia que oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa do chefe? Isso mesmo. Os dados, levantados pela consultoria de recrutamento Michael Page em conversa com candidatos a  vagas de emprego, trouxeram à tona um cenário surpreendente.

Embora não fosse segredo que um chefe chefe ruim pode transformar o ambiente corporativo em algo realmente difícil de suportar, ter em mãos informações tão precisas mostra o quão importante é alinhar essas arestas. 

Podemos começar dizendo que, na verdade, um bom gestor é aquele que lidera, não que chefia. Isso porque é preciso ir muito além de dar ordens ou definir a rotina. 

E foi pensando nisso que separamos alguns pontos importantes para você que é - ou quer ser - um ótimo líder. Ah, claro, se sua expectativa não é essa, esse conteúdo ainda é para você: o que acha de ajudar o seu gestor a se desenvolver?

Esse prêmio é seu!

Um chefe ruim poderia muito bem nomear o seu superprojeto com o nome dele. Mas, um ótimo líder jamais faria isso: ele quer que você brilhe. 

Sabendo que existe espaço e palco para todos, um líder vai compartilhar o seu resultado com todos, fazendo com que você se sinta orgulhoso e engajado a continuar surpreendendo a todos com sua agilidade e personalidade. 

Pede ajuda

Assumir que está tendo dificuldade é um pouco difícil - mas, para um bom líder, não. Somos todos humanos e temos fraquezas. Nas horas em que tomar decisões se torna algo confuso e não se sabe muito bem para onde ir, contar com a equipe pode ser esclarecedor.

Observar? Tô fora

Um líder não é aquele que fica apenas observando a sua equipe. Ele coloca a mão na massa, direciona com firmeza e vai a luta na hora de testar, errar e conseguir. 

Ele assume as suas responsabilidades e assume a frente das situações sempre que necessário - sejam elas boas ou ruins. 

Feedback

Ajudar no desenvolvimento. Um bom líder sempre dá feedbacks pessoais a sua equipe. 

Levando em conta que ele é a pessoa que vai fazer com que você continue crescendo - e também fará com que a diretoria te enxergue, esse é um movimento essencial. Afinal, sempre podemos melhorar, não é?

Comunicação sem ruídos

Quando o assunto é melhorar a comunicação, existe um caminho com apoio de quem entende do assunto.

A MHYanaze oferece apoio completo para execução de planos estratégicos de divulgação, comunicação e marketing - de questões técnicas a execuções.

Em breve, serão disponibilizados cursos, afinal, conhecimento compartilhado, é conhecimento dobrado. Saiba mais: mhyanaze.com.br
 

Compartilhe esta notícia

  • MH Yanaze & Associados

    Empresa especializada no desenvolvimento de soluções e pesquisas de Marketing e Comunicação, com equipe que combina o rigor acadêmico e científico com grande experiência de mercado.

Contato

  • Endereço:

  • E-mail: [email protected]

  • Telefone: (11) 3796-1490

  • WhatsApp: (11) 98950-3071

Siga-nos