ROI: como essa métrica pode ajudar a impulsionar resultados nos negócios?

Indicadores são fundamentais para que seja possível perceber se uma estratégia está dando certo ou não. Pensando nisso, separamos dicas especiais para que você entenda como o ROI funciona e também como pode colocá-lo em prática! Para que uma empresa se mantenha em pé - e, mais do que isso, continue crescendo, é preciso caprichar na organização, integração e realização de todos os processos. E, para saber se tudo está saindo conforme o planejado, é muito comum e recorrente a utilização de métricas.

Essas, são diversas. Mas hoje falaremos de uma específica: ROI. Essa pequena sigla vem do termo “Return on Investiment”, que traduzido ao pé da letra significa “retorno sobre o investimento”. 

O ROI é um indicador capaz de dizer se determinada estratégia está trazendo o retorno esperado e necessário. Ascendendo com a chegada do marketing digital e da publicidade online, o ROI pode ser utilizado em diferentes momentos, indo da divulgação de um produto à planejamentos de Marketing. 

Como funciona?

Bom, já sabemos que o ROI é responsável por gerar uma métrica tangível sobre investimentos em publicidade. Mas, como fazer esse cálculo?

Para alegria de todos, existe uma fórmula - e a melhor parte é que a mesma é bem simples. Para realizar o cálculo do ROI, basta subtrair a quantia investida do lucro líquido. Feito isso, o valor deve ser dividido pela quantia investida, mais uma vez. 

Ou seja, ROI = (lucro líquido - investimento)/investimento. 

Com números em mãos e conta feita, é hora de analisar os resultados: se o número for positivo, quer dizer que você possui um retorno e o seu investimento está dando certo - e, é claro, quanto maior o número, melhor. 

Agora, se o número for negativo, você está levando prejuízo e talvez seja hora de rever as estratégias e pensar em um caminho melhor. De qualquer forma, não desanime: o papel do ROI é justamente impedir que você continue fazendo algo que não está dando certo.

Dica de ouro

Viu só? Entender o que é ROI é bem mais simples do que parece, não é mesmo? Porém, queremos te lembrar de um ponto importantes para que o resultado do seu cálculo seja fiel ao cenário de sua empresa: lembre-se de sempre calcular o custo das ações de maneira completa, considerando todos os gastos externos, mesmo que pequenos. 

Melhorando o ROI 

Se o seu cálculo de ROI não foi tão bom quanto esperava, não desanime. Existem muitas ações simples que podem fazer com que o indicador melhore. O primeiro e mais simples é diminuir custos. 

Entenda quais processos podem ser automatizados ou realizados de maneira diferente, a fim de um novo resultado. Além disso, você também pode ter ao lado um parceiro de negócios especializado em campanhas.

A MHYanaze oferece apoio completo para execução de planos estratégicos de divulgação, comunicação e marketing - de questões técnicas a execuções.

Em breve, serão disponibilizados cursos, afinal, conhecimento compartilhado, é conhecimento dobrado. Saiba mais: mhyanaze.com.br
 

Compartilhe esta notícia

  • MH Yanaze & Associados

    Empresa especializada no desenvolvimento de soluções e pesquisas de Marketing e Comunicação, com equipe que combina o rigor acadêmico e científico com grande experiência de mercado.

Contato

  • Endereço:

  • E-mail: [email protected]

  • Telefone: (11) 3796-1490

  • WhatsApp: (11) 98950-3071

Siga-nos