Plano de Negócio
Realizar sonhos é tudo de bom - principalmente quando isso envolve novos negócios. Para que tudo dê certo, separamos algumas dicas. Confira.
Quando o assunto é empreender, o brasileiro sai na frente: somente no ano de 2018, surgiram 2,5 milhões de novas empresas, segundo Indicador Serasa Experian.
Esses novos negócios cresceram 15,1% quando comparados com o ano anterior. E, embora ainda não tenhamos um cenário detalhado de como foi o ano que passou, sabemos que o deste ano será positivo, afinal, o empreendedorismo está a todo vapor por aqui.
E é justamente nesse movimento de empreender e lançar algo novo que surge a dúvida: por onde começar?
Não existe segredo: o primeiro passo é o planejamento, ou seja, é necessário criar um plano de negócios.
O que é um plano de negócios?
Um plano de negócios nada mais é do que um projeto estratégico. Com ele, você definir como a sua empresa deve funcionar, acompanha a implementação das estratégias (de Produto, de Preço, de Vendas e de Comunicação), avalia as ações da Concorrência, monitora as condições do ambiente de negócios, realiza mudanças quando necessárias, avalia e mensura os resultados, planeja e efetiva o crescimento do seu negócio etc.
Os 3 Puts
Apresentamos, o modelo que desenvolvemos para ampliar a abrangência e a eficácia do plano de negócio face à realidade atual.
É o modelo que denominamos 3 Puts.
Input
Em inglês, quer dizer “aquilo que se coloca para dentro”; por exemplo, os recursos necessários para abrir um negócio.
Throughputs
Quer dizer “o que se produz por intermédio de, por meio de”.
Output
Significa “o que sai, o que se disponibiliza como resultado”.
Considerando que o objetivo final de uma empresa é estimular e consolidar o consumo dos produtos (bens e/ou serviços) que oferece ao mercado, é necessário discorrer sobre as condições que se apresentam como imprescindíveis para sua organização, operação e, consequentemente, para sua sobrevivência.
1. Organizar-se, em função do que vai oferecer ao mercado consumidor (os 4 Pês), que em nosso modelo chamaremos de outputs: Produto, Preço, Distribuição e Comunicação.
2. Organizar-se em função de seus fornecedores e de suas fontes de informação para obter os recursos necessários à sua operação: capital, colaboradores, infraestrutura, equipamentos, insumos, matéria-prima, informações e tecnologia, que denominamos em nosso modelo inputs.
3. Organizar-se estrutural, funcional e operacionalmente, a fim de cumprir sua finalidade, por meio de processos, sistemas, políticas, cultura e clima organizacional, logística, que chamaremos aqui de throughputs.
Quadro Fluxograma Sistêmico de uma empresa
Temas de importância para o sucesso do Plano de Negócios
Para que o Plano de Negócio resulte em sucesso é fundamental considerar, desenvolver e implementar os seguintes temas:
1- Tenho Atitude Empreendedora Assertiva? Desenvolvi Business Thinking? Detenho Competências diferenciadoras que podem fundamentar este novo empreendimento?
2- Realizei pesquisas de mercado e do ambiente de negócios que atestam a viabilidade deste meu empreendimento?
3- Este meu novo negócio apresenta Inovação, Relevância e Criatividade ao Mercado? Para que segmentos?
4- Estou suficientemente seguro em relação ao tipo de empresa que devo abrir; providências legais, burocráticas e contábeis necessárias; dimensionamento do investimento e capital de giro e fontes de financiamento?
5- Além do Planejamento (definição de Objetivos/Metas e de Estratégias), já defini como vou organizar os recursos humanos, financeiros e materiais necessários; como vou coordenar todo processo e como vou controlar as ações de todos os envolvidos, seus resultados e efetivar mudanças quando necessárias?
6- Tenho conhecimento suficiente de modelos de análise que me permitam avaliar e monitorar a atratividade de mercado, o ambiente de negócio em constante mudanças, pontos fortes e fracos da empresa em relação aos concorrentes e administrar o portfólio de produtos/serviços?
7- Domino conceitos e práticas que permitam a construção de uma Marca relevante, conhecida e admirada para o meu negócio?
8- Tenho como integrar estrategicamente as ações de Comunicação, em todas as suas possibilidades, para divulgar meu negócio?
9- Sei como vou vender e distribuir meu produto/serviço para os segmentos de mercado mais adequados?
10- Neste mundo do Big Data, sei como potencializar os resultados em Comunicação Digital?
11- Tenho conhecimentos suficientes de Finanças? Sei como monitorar o fluxo de caixa e avaliar os Retornos dos Investimentos realizados?
12- Me preocupo com os temas Ética, Compliance, Governança e Sustentabilidade pois desejo que o meu Negócio tenha vida longa e equilibrada.
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